fbpx

Para quem planeia passar o fim de semana ou vive na histórica e bela cidade de Viseu, pode ficar ainda mais entusiasmado. A apenas 17km de automóvel (ver no Google Maps), encontra-se a cidade de Mangualde onde poderão visitar o Palácio dos Condes de Anadia, um magnifico exemplo privado do barroco setecentista em Portugal.

A visita ao Palácio dura cerca de 50 minutos é guiada pela Filipa Amaral, que tem uma simpatia impar e contará histórias para que se possam deslumbrar ainda mais com o ambiente que irão encontrar e vos transportará no tempo para o Século XVIII. Poderão visitar a Coleção de Trajes, a Sala da Ala Norte, o Salão Nobre, a Sala dos Biscuits, a Sala da Ala Sul, a Sala de Baile e a Sala de Jantar. No piso térreo irão encontrar a Sala de Trajes, Sala do Bilhar, Sala da Música, Quarto do Bailio e a Capela.

No final da visita podem ainda comprar excelentes vinhos Dão que são produzidos nas vinhas do Palácio assim como azeites premiados Casa Anadia e provenientes da Quinta do Bom Sucesso em Alferrarede, Ribatejo. Para além dessas iguarias, poderão comprar diversas recordações como o livro “Coleção Anadia traje e acessórios” que apresenta a maravilhosa coleção de trajes e acessórios que esteve na exposição no Museu do Traje em Lisboa em 2015.

Mas se ainda não conhece a cidade de Mangualde tem ainda algumas razões adicionais para o fazer. Para as pessoas gulosas convidamos a visitar a Pastelaria do Patronato que fica no Largo da Misericórdia (5 min a pé do Palácio) e onde poderão encontrar para além de outras iguarias, os famosos Pasteis de Feijão que são uma espécie de Pastel de Nata, só que mais apurado! Se gostam de queijos então é obrigatória a visita à Queijaria Vale da Estrela (a 3 Km do Palácio) que produz orgulhosamente Queijos da Serra DOP. Para os mais religiosos e que gostam de vistas deslumbrantes sugerimos a visita à  Igreja de Nossa Senhora do Castelo, construída no topo do monte com o mesmo nome e que foi inaugurada com a entronização da imagem a Nossa Senhora do Castelo, em 1832.

A um salto de Viseu, sejam sempre bem vindos!