Genealogia dos Senhores da Casa de Mangualde

Genealogia dos Senhores da Casa de Mangualde

D. Ana Paes do Amaral, Senhora da Casa de Mangualde (filha de Fernão Vaz do Amaral). Casada com Duarte Afonso, Fidalgo do tempo de El-Rei D. Filipe I.

Diogo Afonso do Amaral, 2.º Senhor da Casa de Mangualde, sepultado com sua mulher D. Isabel Dias na Igreja de S. Julião de Mangualde.

Brás Duarte do Amaral, 3.º Senhor da Casa de Mangualde, casado com D. Ana Fernandes Cabral; jazem sepultados na Igreja de S. Julião de Mangualde.

D. Ana Paes do Amaral, 4.º Senhora da Casa de Mangualde, casada com o Desembargador Domingos Rodrigues de Macedo, filho de Gonçalo Rodrigues de Macedo, Fidalgo da Casa Real (F.C.R.).

Miguel Paes do Amaral (+ 1696), 5.º Senhor da Casa de Mangualde, F.C.R., Capitão-Mor de Azurara, Cavaleiro da Ordem de S. Bento de Aviz, Familiar do Santo Ofício, 1.º Senhor do Morgado de São Bernardo (instituído a seu favor por seu tio Gaspar Paes do Amaral, em 1644). Casou com sua prima D. Ana do Amaral, filha de Belchior do Amaral e de sua Mulher D. Ana Garcia. Tiveram entre outros a:

  1. Miguel do Amaral, F.C.R., Doutor em Cânones da Universidade de Coimbra, Professo na Companhia de Jesus e Missionário Apostólico nas Missões da China.
  2. Simão Paes do Amaral, que continua.

Simão Paes do Amaral, 6.º Senhor da Casa de Mangualde, F.C.R., Capitão-Mor de Azurara da Beira, Cavaleiro da O. de Cristo, etc., casou com D. Leonor Maria de Castelo Branco Albuquerque, filha herdeira de Manuel Vilhegas Cardoso, F.C.R., Senhor do Morgado dos Coutos, e de sua mulher D. Maria d’Albuquerque (filha e herdeira de Jerónimo Rebelo de Albuquerque, Alcaide-Mor de Ormuz).

Miguel Paes do Amaral, 7.º Senhor da Casa de Mangualde, F.C.R. por sucessão (Alv. de 9 de Fevereiro de 1696), Mestre de Campo de Infantaria dos Auxiliares da Comarca de Viseu, Cavaleiro da Ordem de Cristo, etc., casou com sua prima D. Maria Arcangela de Castelo Branco (filha e herdeira de Diogo Marques Ferrão de Castelo-Branco, e de sua mulher D. Juliana Cardoso do Amaral).

Miguel Paes do Amaral, 8.º Senhor da Casa de Mangualde, 1.º Senhor Donatário d’Abrunhosa e Vila Mendo (Decreto de 3 de Julho de 1778), F.C.R., Juiz de Fora da Cidade de Coimbra, Cavaleiro da Ordem de Cristo. Casou a 8 de Setembro de 1749, com D. Joaquina Teodora de Sá e Menezes (filha de Manuel de Sá Pereira, F.C.R., Senhor da Casa dos Sás de Condeixa e da Quinta de Anadia, etc., e de sua segunda mulher D. Mariana Plácida de Menezes).

Simão de Sá Paes do Amaral (1756 – 1807), 9.º Senhor da Casa de Mangualde, Senhor de Abrunhosa e Vila Mendo, Moço Fidalgo com exercício na Casa Real, por sucessão a seus maiores (Alvará de 12 de Fevereiro de 1778). Casou com D. Isabel Luiza d’Almeida e Vasconcelos Quifel Barberino, Senhora dos Morgados de Monperres e Almeida (filha e herdeira de Manuel Estevão d’Almeida Vasconcellos Quifel Barberino, Moço-Fidalgo com exercício no Paço, Alcaide-Mor de Penedono, Desembargador da Casa da Suplicação e na Relação do Porto, etc., e de sua primeira mulher D. Caetana do Valle de Brito e Silva). Tiveram a:

  1. Miguel Paes do Amaral (1777-1850), 10.º Senhor da Casa de Mangualde, Senhor de Abrunhosa e Vila Mendo, Tenente-Coronel de Cavalaria, Comendador da Ordem de Cristo, Cavaleiro da Ordem de Malta, etc., casado com D. Maria Joana de Saldanha Oliveira e Daun (Rio Maior). Sem geração.
  2. D. Maria Joana de Sá e Menezes (1779-1859), casada com seu primo José de Sá Pereira, 2.º Conde de Anadia (1808), 1.º Visconde de Alverca (1805), Ministro Plenipotenciário de Portugal nas Cortes de Nápoles e Madrid, etc. Com geração abaixo.
  3. Manuel Paes de Sá do Amaral, que continua.

Manuel Paes de Sá do Amaral d’Almeida e Vasconcelos Quifel Barberino (1781 – 1859), 11.º Senhor da Casa de Mangualde, Conde de Anadia (por seu casamento), Moço-Fidalgo com exercício no Paço, Par do Reino, etc., casado com sua sobrinha materna D. Maria Luiza de Sá Pereira de Menezes Sotomayor, 3.ª Condessa de Anadia, 2.ª Viscondessa de Alverca, etc. (filha e herdeira dos 2.ºs Condes de Anadia – Ver acima).

José Maria de Sá Pereira e Menezes Paes do Amaral d’Almeida e Vasconcellos Quifel Barberino (1839-1870), 12.º Senhor da Casa de Mangualde, 4.º Conde de Anadia, Oficial-Mor da Casa Real, etc., casado com D. Ana Maria de Moraes Sarmento (filha dos 1.ºs Viscondes da Torre de Moncorvo).

Manuel de Sá Paes do Amaral Pereira de Menezes (1862-1903), 13.º Senhor da Casa de Mangualde, 5.º Conde de Anadia, Oficial-Mor da Casa Real, etc., casou com D. Maria da Graça Biester de Barros Lima, Dama da Rainha Senhora D. Amélia (filha do Conselheiro Joaquim Pedro de Barros Lima, Par do Reino, e de D. Maria da Assunção Biester. Tiveram entre outros a:

  1. José de Sá Paes do Amaral (1890-1945), 14º Senhor da Casa de Mangualde, 6.º Conde de Anadia, casou com D. Ester Salvegra Tomkinson. Sem geração.
  2. Miguel de Sá Paes do Amaral, que continua.

Miguel de Sá Paes do Amaral (1892-1929),  Moço-Fidalgo com exercício da Casa Real, etc., casou em 1923, com D. Carolina Maria Corrêa de Sá (filha dos 9.ºs Viscondes de Asseca).

Manuel José Maria de Sá Paes do Amaral (*1925), 15.º Senhor da Casa de Mangualde, 7.º Conde de Anadia, 3º. Conde de Alferrarede, etc., casado com D. Maria Mafalda de Figueiredo Cabral da Câmara (filha de D. Nuno de Figueiredo Cabral da Câmara e de sua prima co-irmã D. Maria da Natividade de Figueiredo Cabral da Câmara, dos Condes de Belmonte). Tiveram filho único: Miguel Maria de Sá Paes do Amaral (*1954), 4.º Conde de Alferrarede.

 

Subscreva a nossa newsletter